O idoso e o orgasmo? Totalmente possível

Alexandre Leitão*

Hoje é o dia do idoso. Além de tantas outras experiências acumuladas em todos esses anos de vida, o que dizer da sexualidade na maturidade?

Uma vida longa e recheada de experiências pode representar uma bagagem muito rica para uma vida sexual com significados especiais. Isso mesmo, idosos também transam, sentem prazer e merecem essa plenitude.

É bem certo que os desafios são outros e que tem possibilidades para serem superados.

Na mulher madura, é comum que por falta do estrógeno haja menor lubrificação vaginal, o que se resolve facilmente com a utilização dos géis íntimos.

No homem maduro, podem ocorrer disfunções tanto na obtenção quanto na manutenção da ereção. Também corrigidas por exercícios e se for o caso com indicação médica de medicamentos.

Quero valorizar menos o ato sexual em si, mas a capacidade de se conectar, sentir prazer e de explorar o orgasmo na terceira idade - isso é legítimo e verdadeiro. A mulher tem em si uma capacidade vitalícia de ter orgasmo, o que é uma excelente força motriz para a sexualidade na melhor idade. Acreditem, as Senhoras podem!!

Há alguns meses recebi uma cliente para atender com massagem tântrica e ela tem 82 anos. Apesar de toda timidez e também constrangimento de ter recebido a sessão como presente da filha, ela se permitiu e foi um processo lindíssimo. Ao final, ela disse apenas: “jamais imaginei que na minha idade eu teria a possibilidade de conhecer algo assim e poder provar o que é um orgasmo de verdade”, com lágrimas nos olhos e um sorriso sereno que está presente na minha memória até hoje.

E você? No que você acredita hoje sobre sua sexualidade? No que quer crer quando sua maturidade chegar?

*Alexandre Leitão é executivo de negócios e life coach e especialista em pessoas. Os times de trabalho merecem desenvolver Autoconfiança, Resiliência, Empreendedorismo, Sinergia e Empatia para tornar o ambiente corporativo um lugar que faça sentido para suas vidas e para a missão individual dos seus integrantes.

Instagram: @t_coaching

Facebook: facebook/t.coaching1

Mais informações à imprensa:

Hilly Lins

55 11 98393-5098

Hilly.lins@outlook.com


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square